Grupos de Trabalho

GT1 – GÊNERO, SABERES HISTÓRICOS E EDUCATIVOS

EMAIL: visngpc+gt1@gmail.com

Ementa: Práticas culturais de mulheres e homens nos diversos campos da sociedade, denotativas de saberes educativos, expressões culturais de gênero e sua inserção em diferentes espaços e períodos históricos, cotidianos de mulheres/homens, espaços de construção e apropriação de saberes, experiências e vivências culturais.

GT2 – GÊNERO, LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES

EMAIL: visngpc+gt2@gmail.com

Ementa: Relações de gênero e suas representações na literatura, na mídia e outros impressos, de autoria feminina ou masculina, produzida em diferentes espaços sociais e diferentes períodos históricos da sociedade e as relações de gênero reveladas a partir da linguagem.

GT3 – GÊNERO, HOMENS E MASCULINIDADE

EMAIL: visngpc+gt3@gmail.com

Ementa: Práticas, teorias e metodologias no campo das discussões de masculinidades numa perspectiva da construção social e eqüidade de gênero no âmbito da academia, das políticas públicas de direitos sociais – saúde, educação e assistência social e dos movimentos sociais de base popular. Práticas de diferentes masculinidades e suas expressões em vários campos da existência humana.

GT4 – GÊNERO E MOVIMENTOS SOCIAIS

EMAIL: visngpc+gt4@gmail.com

Ementa: Gênero e a complexa problemática de organização de homens e mulheres nos movimentos sociais. As relações de gênero como movimento educativo de cidadania e participação popular. Elaboração política e educacional sobre gênero e feminismos no Brasil.

GT5 – GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADES

EMAIL: visngpc+gt5@gmail.com

Ementa: Gênero, corpo e sexualidade no debate acadêmico e na prática pedagógica hoje. As políticas culturais e lingüísticas que produzem esses debates e promovem a construção dessas práticas. A revisão pós-estruturalista destes temas e a desnaturalização dos lugares dos sujeitos.

GT6 – GÊNERO, CULTURA E EDUCAÇÃO

EMAIL: visngpc+gt6@gmail.com

Ementa: Interfaces de gênero e educação na perspectiva dos estudos culturais. Práticas educacionais e políticas culturais que envolvem o debate e a promoção da equidade de gênero e da diversidade sexual. As dimensões educativas da produção e consumo de artefatos culturais (midiáticos, artísticos, literários) e seus impactos na constituição de lugares e diferenças de gênero.

GT7 – GÊNERO, SAÚDE E DIVERSIDADE

EMAIL: visngpc+gt7@gmail.com

Ementa: Saúde como prática social. Intersecções entre a saúde e marcadores de diferenças sociais (gênero, raça/etnia, território, classe, sexualidade, geração); direitos sexuais; direitos reprodutivos; trabalho.

GT8 – GÊNERO, FEMINISMOS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

EMAIL: visngpc+gt8@gmail.com

Ementa: Trajetória do feminismo mundial e brasileiro, destacando os inúmeros estudos relacionados à diversidade de lutas e manifestações históricas.

GT9 – GÊNERO, RAÇA, ETNIAS E GERAÇÕES

EMAIL: visngpc+gt9@gmail.com

Ementa: Debate acerca da promoção da igualdade entre gênero, raça, etnias e gerações na perspectiva do empoderamento.

GT10 – GÊNERO, VIOLÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

EMAIL: visngpc+gt10@gmail.com

Ementa: Debate acerca das políticas públicas em suas diferentes concepções e matrizes, empregadas no combate a violência de gêneros.